QUEM SOMOS


QUEM SOMOS
Somos um grupo de música popular, da aldeia de Cabeça, concelho de Seia (Portugal).

CRIAÇÃO DO GRUPO
Em 1 de Janeiro de 2011, juntámo-nos para cantar "Ó que menino tão lindo", uma composição de janeiras, inédita, da autoria do nosso conterrâneo José Dias Pinto, com instrumental de viola, bandolim, cavaquinho, realejo, flauta, adufe, tambor, pandeireta, ferrinhos e maracas. De igual forma, a "A Moda do Balancé", um tema dedicado ao grupo. Nunca mais parámos.


APRESENTAÇÃO OFICIAL
O grupo fez a primeira apresentação em 15 de Abril de 2011, na inauguração da 1ª Aldeia Led de Portugal (Cabeça), na presença do senhor presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, e da senhora Secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo. Iniciámos o concerto com a "Moda do Balancé" e também estreámos a composição "Aldeias de Montanha", dois temas inéditos, do autor supra referido. 

SENSIBILIDADE AMBIENTAL
A nossa aldeia, CABEÇA, foi classificada como 1ª Aldeia Led de Portugal em 15-04-2011, por ter sido a primeira a substituir a iluminação pública convencional por lâmpadas led, libertando menos CO2 para a atmosfera, produzindo menos materiais recicláveis, poupando energia e reduzindo a factura energética em cerca de 80%. Queremos dignificar esse título. Assim, nas nossas atuações, cada elemento do grupo usa, simbolicamente, uma FITA AZUL numa alusão ao céu azul, despoluído.

TRAJE
Os homens usam chapéu preto, simbolizando as tradições. As mulheres vestem blusa branca, numa alusão à neve, às águas do degelo da Serra da Estrela que correm na nossa ribeira e à água potável que jorra dos fontanários públicos da aldeia. Usamos fita azul ao pescoço durante as atuações, numa homenagem ao ambiente despoluído, ao céu azul.

APRESENTAÇÃO OFICIAL
O grupo fez a sua apresentação oficial em 15 de Abril de 2011, na cerimónia  de inauguração da 1ª Aldeia Led de Portugal (Cabeça) com a presença do senhor presidente da Câmara Municipal de Seia, dr. Filipe Camelo, da senhora Secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, e outras entidades. Iniciámos o concerto com a "Moda do Balancé" e também estreámos a composição "Aldeias de Montanha" dois temas inéditos da autoria do já referido José Dias Pinto. O tema Aldeias de Montanha é alusivo à epopeia das 9 povoações que compõem a Rede de Aldeias de Montanha do concelho de Seia (Alvoco, Teixeira, Loriga, Cabeça, Sazes, Valezim, Lapa dos Dinheiros, Vide e Sabugueiro) com o "povo habituado a guardar o gado, sempre carregado com molhos de mato e molhos de lenha!

PROGRAMAS TELEVISIVOS em que participámos:
  • 15-08-2011 - Programa "Há Volta" (direto) na Torre, Serra da Estrela - RTP
  • 07-03-2012 - Programa "Biosfera"  / Amenta das almas em Cabeça     - RTP
  • 20-12-2012 - Programa "Portugal no Coração",  Escolha da azeitona   - RTP
  • 07-12-2013 - Programa "Aqui Portugal" (direto) Cabeça aldeia natal   - RTP
  • 29-11-2014 - Programa "Aqui Portugal" (direto) Cabeça aldeia natal   - RTP
  • 08-12-2015 - Programa "Oitavo Dia" - Cabeça, aldeia natal                 - TVI
  • 27-12-2015 - Programa "Ir é o melhor remédio" - Cabeça, ald natal     - SIC
  • 09-01-2016 - Programa "Aqui Portugal) (direto) - Vide (Seia)             - RTP
DISPONIBILIDADE
Estamos disponíveis para animar festas populares e eventos culturais.